O Circo dos Beatles no Órbita Bar





Nova formatação leva espetáculo cênico-musical para o espaço de Casa Noturna

Projeto inovador reúne música, teatro e circo, a partir do repertório dos Beatles. Sucesso na primeira temporada, o espetáculo volta, dessa vez, num formato mais festivo e voltado para o público adulto, dentro do espaço do Órbita Bar, nos embalos de sábado à noite (23/07). Confira!
Carmencita
Carmencita
O Circo dos Beatles é um espetáculo cênico musical voltado para crianças de todas as idades, que reúne elementos da arte circense, teatro, audiovisual e rock n´roll. Para a apresentação deste mês (23/07), o espetáculo terá o tom de festa rock e foi acolhido pelo Órbita Bar, uma das principais casas noturnas de Fortaleza. Teremos, então, O Circo dos Beatles Party.


Influenciada pelo repertório da banda britânica The Beatles, a cantora, atriz e bailarina Soledad Brandão agregou em torno das canções de Lennon & McCartney uma partitura recheada de coisas gostosas para o olhar, para os ouvidos e para o coração: palhaços, malabaristas, mágicos, mulheres em tecidos, pernas de pau e músicos tocando Beatles. Uma magia contagiante e transcendente toma conta da plateia e do elenco, que traz para a cena figuras do filme Yellow Submarine, desenho animado lançado pelos Beatles em 1967, considerado um marco na animação.


Trata-se de um projeto desenvolvido pelo coletivo TEMBIÚ – Alimento de Alma, que nucleia diversos artistas conterrâneos e parceiros, buscando cada vez mais o fortalecimento do espaço artístico cearense. Crianças e adultos se deixam embarcar na montagem de O Circo dos Beatles!


Tomada por esse astral, Soledad Brandão convida o público para embarcar nessa viagem, composta quatro vertentes: Circo, Fantasia, Magia e Psicodelia. O palco é transformado em Pepperland, um paraíso situado a oitenta mil léguas submarinas cercado de cor e música; um lugar fantasioso e psicodélico que,
Soledad Brandão
 depois de um sério apuro, recebe a trupe de O Circo dos Beatles e volta a ganhar cor, som e movimento.


Soledad ressalta a grande influência que tem do grupo britânico, especialmente dos discos como Revolver (1966), Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967) e Abbey Road (1969). No show, destacam-se músicas Lado B como “The Being for The Benefit of Mr. Kite” e “Tomorrow Never Knows”, além de sucessos como “Eleanor Rigby” e “Come Together”.
A grande novidade de O Circo dos Beatles é que foi agregada ao espetáculo alguns elementos do Circo. Em palco, a cantora e os músicos interagem com seres circenses, como palhaços, mágicos, mulheres em tecidos, equilibristas, malabaristas, pernas de pau... O cenário é feito com projeções audiovisuais, o que compõe ainda mais a ambientação dessa viagem lúdica, lírica e coletiva.


A banda de rock que compõe a trupe é formada por músicos de primeira linha, que se destacam como compositores e arranjadores, o que faz a sonoridade das músicas dos Beatles ganhar uma identidade própria, respeitando a obra do quarteto de Liverpool, mas imprimindo personalidade própria, com elementos contemporâneos e temas novos, criados especialmente para essa montagem. 


parte da trupe de O CIRCO DOS BEATLES
A direção desse espetáculo prima pela criação de personas que não são exatamente personagens das histórias criadas nos roteiros das músicas originais. São figuras inventadas em função da ambiência em que se passa o espetáculo, entre o picadeiro de circo e o palco de rock, sob o astral de Pepperland, com seus mistérios e encantos. Essas personas foram sendo desenvolvidas aproveitando a composição de cada artista e potencializando-as com exercícios específicos para cada um. As gags e demais números foram praticamente evoluções desses exercícios. A interação com a plateia é inevitável, característico da arte circense.

“A ideia é tornar o espetáculo um projeto coletivo, que integre as diversas linguagens desenvolvidas por artistas cearenses e cúmplices nessa empreitada, buscando cada vez mais o fortalecimento da cena local e o aprimoramento conjunto”, diz Soledad Brandão. Crianças de todas as idades se deixam embarcar na montagem de O Circo dos Beatles! 











Ficha Técnica:
“O Circo dos Beatles”
Direção geral: Soledad Brandão
Direção cênica: Júlia Sarmento
Produção e comunicação: TEMBIÚ – Alimento de Alma
(coordenação: rodrigo de oliveira)
Banda: Gustavo Portela (contrabaixo), Ricardo Pinheiro e Marcelo Holanda (bateria), Thiago Barbosa e Oscar Arruda (guitarras) e Ivan Timbó (piano elétrico, guitarra, samplers e sintetizadores)
Intervenções circenses: Rafael Vieira, Jaderson Nobre, Carmen, Trust, Jânio Florêncio, Tatiana Valente, Nik Coelho, Maria Flor, Gizela Guimarães e Marina Carleial
Iluminação: Wallace Rios
Projeções audiovisuais e vídeo-cenário: Maximiliano Leguiza e Valentino Kmentt


O Circo dos Beatles Party
dia 23/07 (sáb), às 22h
no Órbita Bar (Rua Dragão do Mar, 207 - Praia de Iracema)
entrada: r$15,00
info: (85)9621-9700 e 3453-1421 ou tembiu@gmail.com 

Comentários