HOL | Aufhebung



Trechos da performance ao vivo na Mostra Live Cinema.SESC Pompéia, São Paulo, Brasil
11/2009.


Aufhebung é uma performance audiovisual generativo viver. O artista desenvolve, através de imagens e sons, as perguntas sobre o conceito filosófico 'Aufhebung', usada por Hegel na sua "Fenomenologia do Espírito '.

Este termo, que tem sentido dúbio, mesmo na língua original pode ser traduzido como o cancelamento e a manutenção. É, ao mesmo tempo, afirmação e negação, o ser e o não-ser. Hegel usa para ilustrar o processo de desenvolvimento de todas as coisas, através da tríade tese / antítese / síntese.

Aufhebung seria o processo de evolução em que positivos e negativos coexistem forças; um processo dialético que carrega elementos de uma posição inicial e seu oposto, permitindo que os resultados tenham características de ambas as partes e, ao mesmo tempo, diferentes deles.

A apresentação trará reflexões sobre este tema com imagens abstratas e sons que são gerados em tempo real pelo artista, através de software personalizado construído e apresentado com o auxílio de uma interface feita com sensores, potenciômetros e faders por que o desempenho será jogado. A interface foi construída especialmente pelo artista para dar ao público uma percepção mais apurada do que acontece durante a performance, já que existe uma correspondência direta entre os movimentos do artista no palco e o resultado imediato de sons e imagens que são projetadas no tela.

Comentários