Crise global força Cannes a diminuir de tamanho




Marili Ribeiro, de O Estado de S. Paulo

São Paulo - A 56ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, que acontece entre 20 e 27 de junho na costa francesa, teve uma queda de 20% no total de inscrições este ano. Repete assim um índice que vem marcando quase todos os eventos do setor após o estouro da crise econômica global, em setembro do ano passado. Outros festivais, como o Clio Awards nos EUA e o Fiap na Argentina, tiveram quedas similares em participação em relação ao ano anterior.


No Cannes Lions foram 22. 652 mil peças inscritas de 86 países para concorrer nas 11 diferentes categorias em disputa, que premiam os melhores trabalhos de outdoor até filmes comerciais e propaganda online. Esse número já chegou perto dos 30 mil trabalhos concorrendo a premiação.


A participação brasileira também encolheu. Caiu 38% em relação ao ano anterior, mas o País, com 1. 519 peças inscritas, permanece entre os três maiores participantes, atrás dos EUA (2.726) e da Alemanha ( 2.131).


A mídia tradicional que, embora siga tenho o maior volume de inscrições como acontece desde a origem do Cannes Lions, teve as maiores quedas de participantes. A categoria que premia os anúncios impressos em jornais e revistas sofreu um corte de 32,2% ante o ano anterior, com 5.048 trabalhos inscritos. Já os filmes comerciais para televisão tiveram uma quebra sobre 2008 de 25,4%, com 3.453 trabalhos concorrendo. Houve crescimento apenas na área de Design, categoria que estreou o ano passado, e em Promoções.

PRESENÇA NATIVA


Na propaganda brasileira, não foi diferente e a categoria que expandiu sua presença também foi a de Design, que pulou de 48 peças inscritas para 174 peças concorrentes. No contabilidade total, o números do Pais por categoria são: anúncios impressos (432); outdoor (290); propaganda para internet, (181); filmes comerciais (141); projetos de programação de mídia (79); anúncios para rádio (67); ações de marketing direto (57); ações promocionais (56); ações de relações públicas (26); e Titanium and Integrated, categoria que julga os trabalhos feitos integrados para várias mídias, (16).


A redução da presença brasileira também se faz sentir no número de delegados inscritos, que, embora já tenha superado os 500 representantes, este ano se limitou a 198 participantes.



RELAÇÕES PÚBLICAS


A 56ª edição estreia uma nova categoria que são a que abriga as ações de comunicação corporativa, denominada de relações públicas, ou na sigla em inglês de PR. “Estamos particularmente contentes com o lançamento da categoria PR Lions, que teve grande suporte e adesão de nossos colegas da indústria de PR. Com 431 trabalhos inscritos de 239 empresas em 48 países”, festejou o CEO do Festival Philip Thomas.
O jornal O Estado de S.Paulo é o representante oficial do Cannes Lions no Brasil

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