Reconhecimento, Ceará no mapa da publicidade

A propaganda cearense está bem na fita. Nossas agências se sobressaem entre os grandes nomes da publicidade brasileira, conquistando prêmios regionais e o shortlist do latino-americano Wave Festival in Rio




Luar Maria Brandão
Especial para O POVO
28 Mai 2009 - 02h08min



Criação cabeça-chata em festa. A torrente de premiações e festivais da publicidade mal começou e já desaguou boas surpresas para os publicitários da terrinha. No âmbito regional, a criatividade cearense teve o merecido reconhecimento e levou quatro das dez vagas finalistas da etapa Norte/Nordeste do Prêmio Abril de Publicidade 2009 - sendo o Ceará o destaque da premiação. Agora, surpresa mesmo tivemos com o Wave Festival in Rio. Entre os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, o Ceará foi o único a emplacar uma campanha no shortlist do maior festival latino-americano de publicidade.

Bons resultados em prêmios e festivais regionais não são mais novidade para o mundo da propaganda cearense. Este ano, o primeiro a confirmar a qualidade criativa dos nossos publicitários foi o Prêmio Abril de Publicidade 2009 - Regional Norte e Nordeste. Na categoria Criação em Revista, as agências Bolero e Mota Comunicação, com um anúncio cada, e a Íntegra, com dois, figuraram a lista dos dez mais do prêmio. A potiguar ART&C Comunicação foi a campeã, mas foi o Ceará o estado com maior número de campanhas finalistas. Concorremos com 168 anúncios inscritos por mais de 40 agências do Norte e Nordeste do País.

Macacos no Wave
“Será que a gente vai ter chance?”, pensava a equipe da agência 101º Macaco quando se inscreveu na segunda edição do Wave Festival in Rio, organizado pelo Grupo M&M. Mais que autoestima elevada, concorrer com as maiores agências de publicidade da América Latina numa das categorias mais inovadoras e com o segundo maior número de trabalhos inscritos era questão de... enxerimento. Coisa de macaco mesmo. “Na verdade, nos inscrevemos por atrevimento, por enxerimento. Queríamos saber se estávamos no caminho certo”, explica o publicitário Andrey Ohama.

Parece que estão. A campanha “O Homem Perfeito 2009”, da 101º Macaco para a loja de roupas masculinas Athos, acabou ficando entre as cinco do shortlist da categoria Cyber Campanha Interativa (com três ou mais plataformas digitais). A peça publicitária incentivou as pessoas a falarem sobre o homem ideal. Além do hotsite, Vimeo e Gengibre, os vídeos foram postados no Youtube e a campanha divulgada também através de perfis no Twitter e Orkut.

Segundo Ohama, a campanha se destacou pela eficiência desempenhada apesar do baixo orçamento, se comparado ao dos concorrentes. “O orçamento de uma campanha aqui no Ceará não paga o salário de um publicitário das grandes agências que concorreram no Wave”, ressalta. E acrescenta: “Se você for ver, quem ficou nos shortlists foram agências da Argentina, do México, São Paulo e Ceará. Mais que importante para gente, é relevante para o Estado”.

Comentários