Mas o que é LIVE CINEMA ?



O nome “LIVE CINEMA” ou “Cinema ao Vivo” foi usado originalmente para classificar uma sessão de cinema silencioso, que tinha a execução de música ao vivo durante a sua apresentação. Mas isso foi no século passado, hoje o termo “LIVE CINEMA” diz respeito à execução simultânea de sons e imagens por artistas visuais que apresentam suas obras ao vivo diante dos espectadores.
São apresentações onde a improvisação e o acaso fazem parte de um processo que resulta na possibilidade de criação e vivência, por parte do público, de uma experiência cinematográfica expandida, agora mais do que nunca, também entendida como sensorial e imersiva.
O que existe em comum nos trabalhos aqui propostos é um deslocamento para além dos parâmetros tradicionais da narrativa cinematográfica, que deixa de ser baseada numa estrutura linear e na reprodução de uma realidade pela câmera, para algo que pode ser entendido como “espaço cinematográfico”, onde o termo “CINEMA” deve ser entendido de uma forma mais abrangente, porque diz respeito à todas as diferentes formas de produção e exibição de imagens em movimento com o objetivo de proporcionar ao público a vivência de uma experiência audiovisual.
Os artistas – que apresentam seus trabalhos na forma de composições audiovisuais, remixes de filmes consagrados e/ou em obras experimentais de investigação conceitual ou de linguagem – não concebem mais uma obra acabada, mas uma possibilidade de articulação de seus elementos em combinações e re-combinações que nunca se repetem, pois acontecem ao vivo e em tempo real. Assim, a obra existe em estado potencial e a sua “execução é uma experiência intransferível porque nunca acontece da mesma maneira”.

“LIVE CINEMA não é cinema e tão pouco é Vjing no sentido de ambientação de imagens num ambiente de música eletrônica. “LIVE CINEMA” não se baseia numa estrutura narrativa linear mas sim numa experiência de criação instantânea de caráter único por se realizar ao vivo onde a manipulação das imagens e sons acontece em tempo real e por contar com presença do público que tem nela um papel ativo e essencial”.

Mia Makela a.k.a SOLULIVE CINEMA performer,Autora da tese: “LIVE CINEMA. Languages and Elements”.Helsinki University of Art and Design, 2006.

Comentários