Janelas

Nas pesquisas sociais, uma das primeiras questões que devem ser pensadas é a da construção do objeto de estudo. De acordo com Bourdieu, os objetos da Ciência Social não estão "prontos", mas devem ser construídos, a partir de um determinado referencial teórico que irá orientar o trabalho analítico:
"Un objeto de investigación, por más parcial y parcelario que sea, no puede ser definido y construido sino en función de una problemática teórica (...)" (Bourdieu, 1978: 54, grifo do autor).
Portanto, antes de considerarmos a Internet como tema de estudo, e para que possamos construir, a partir deste tema, um objeto, é conveniente que sejam feitas algumas considerações conceituais, no sentido de tornar claro o referencial sobre o qual se desenrolarão as reflexões.
A Internet, conhecida como "rede das redes" [
2], constitui-se em uma instância técnica que condensa uma série de características do cyberspace, conceito que lhe é anterior. Palavra cunhada por William Gibson, no já clássico romance de ficção científica Neuromancer (Gibson, 1984), o ciberespaço [3] designa, originalmente, o espaço criado pelas comunicações mediadas por computador ("CMC’s"). Segundo o próprio Gibson:
"Cyberspace. A consensual hallucination experienced daily by billions of legitimate operators, in every nation, by children being taught mathematical concepts... A graphical representation of data abstratcted from the banks of every computer in the human system. Unthinkable complexity. Lines of light ranged in the nonspace of the mind, clusters and constellations of data. Like city lights, receding..." (Gibson, 1984:51)
O termo veio rebatizar e dar novas características ao que se chamava até então de "esfera de dados". No desenrolar de sua utilização, no entanto, acabou englobando outros objetos, e dando origem a outras expressões como cibercultura, ciberpunk e ciberocracia.
Poderíamos afirmar, inicialmente, que o termo cibercultura abrange os fenômenos relacionados ao ciberespaço, ou seja, os fenômenos associados às formas de comunicação mediadas por computadores. Entretanto, o conjunto de objetos abrangidos pelo conceito é mais amplo, sendo que uma cartografia precisa dos mesmos ainda não é consensual.

Comentários