Comunicação e Tecnologia























Maximiliano Leguiza

Aluno 2º sem. Publicidade e Propaganda


Importantes modificações socioculturais deram origem a novas posturas de escuta na cultura ocidental. Inventos como o telégrafo, o telefone e o fonógrafo, bem como os processos de industrialização e urbanização,contribuíram para reorganizar espaços públicos e privados, ensejando novas formas de convivência e novos hábitos de vida.Além da importante reconfiguração tecnológica dos sentidos, o ambiente acústico foi fortemente remodelado e a música deixou de ser ouvida apenas nos momentos em que é executada ao vivo, passando sua reprodutibilidade técnica a ganhar cada vez mais pregnância no dia-a-dia das pessoas comuns. Saber tocar um instrumento ou freqüentar concertos ou saraus deixaram de ser requisitos primordiais para que se pudesse ouvir música.Ao longo da primeira metade do século XX, o fonógrafo e principalmente o rádio se encarregaram de levar a música para dentro dos lares. Nas décadas subseqüentes,temos a implementação da indústria fonográfica e o desenvolvimento de sistemas de som de uso doméstico que passaram a fazer parte da sociedade de consumo, juntamente com os discos de vinil e as fitas cassete, e mais tarde os CDs. O Walkman ,com seus fones de ouvido, leva o som diretamente ao canal auditivo, encapsulando o ouvinte em um ambiente sonoro personalizado.A prática cada vez mais disseminada de escutar música em qualquer lugar e a qualquer momento, mesmo durante a realização de outras tarefas como trabalhar, estudar,cozinhar ou dirigir – para citar apenas algumas – faz com que ouvir música seja um comportamento emblemático do contemporâneo.A crescente miniaturização dos aparelhos musicais portáteis, que já fazem parte do vestuário urbano atual; associada à onipresença dos fones de ouvido ou dos potentes sistemas de som nos automóveis e residências, vêm redesenhando a nossa ambiência sonora e também a nossa escuta. Mais recentemente, o aumento da penetração da Internet e também o da largura
de banda de transmissão de dados, aliados à criação de aplicativos cada vez mais userfriendly,

favorecem a distribuição e o consumo de música em formato digital – sendo o MP3 um dos mais populares – pela Internet. Novas gerações de telefones celulares funcionam como tubos de ensaio para a tão propalada convergência das mídias, propiciando ao usuário ver TV, acessar a Internet

e ouvir música, além de personalizar os toques (ringtones) de seus aparelhos com músicas baixadas diretamente da web. A venda de música digital para esse tipo de uso já representa uma parcela significativa do mercado fonográfico, havendo produtoras especializadas na criação e distribuição de música diretamente para as principais operadoras de telefonia celular.Nesse sentido, assistimos a importantes modificações nos modos de escuta de música. O álbum ou CD deixa de ser o único ou principal formato nos lançamentos comerciais, com a presença de sites de distribuição de música – sejam eles comerciais ou de compartilhamento gratuito – oferecendo

o download por faixa, segundo a crescente demanda de novas tribos de consumidores de música digital.


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